terça-feira, 12 de julho de 2011

Windows 7 - Perdeu um arquivo ou pasta?

Para quem usa o Windows 7, tem muita coisa nova para aprender
Você tinha que entregar aquele trabalho ultra importante e em um ataque de "lezeira", você deletou!
Ou tinha uma gama de arquivos em uma pasta e em um passe de mágica, a pasta sumiu!
O que você faz?

Windows 7 tem um recurso para recuperar arquivos editados ou deletados, na verdade ele recupera as versões anteriores deles.
Primeiramente:
1 - Ative e configure a proteção do sistema
A proteção do sistema é ativada automaticamente na unidade em que o Windows está instalado. O que você precisa é ativá-la em outros drives caso os utilize. Vá ao Painel de Controle, ná área "Segurança e Sistema". Clique em "Proteção do sistema".


Acesse a proteção de sistema através do Painel de Controle.

Escolha a unidade desejada e clique em "Configurar" e defina se a proteção do sistema deve restaurar configurações do sistema e versões anteriores dos arquivos ou somente as versões anteriores.



Acesse as configurações e otimize a proteção do sistema para seu perfil.

Por padrão, as cópias da proteção do sistema ocupam 5% do disco rígido. Nas configurações, você pode alterar esse valor e até mesmo desabilitar a proteção do sistema.



Defina o espaço em disco utilizado pela proteção de sistema.

Para acessar as versões anteriores, basta abrir a janela do Explorer, clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta e em "Restaurar versões anteriores". Observe que esta opção aparece somente em arquivos e pastas, mas não em drives e bibliotecas.



Acesse o menu de contexto para restaurar um arquivo.

Você verá uma lista com as versões anteriores disponíveis tanto pelo Backup do Windows quanto pela restauração do sistema. Selecione a melhor versão para abrir, copiar ou restaurar. Atente para o fato de que somente arquivos restaurados pelo sistema podem ser abertos e copiados, e não arquivos gerados pelo Windows Backup.



Veja quais versões estão disponíveis para restauração.

No caso de restauração, tenha em mente que a versão restaurada substituirá a atual do computador, e isso não poderá ser desfeito.



Um arquivo restaurado substitui o arquivo atual no disco.

Se você não encontrar versões anteriores de um arquivo, o mais provável é que ele não tenha sido alterado (versões anteriores só estão disponíveis para arquivos modificados). Também é possível que nenhum ponto de restauração ou backup tenha sido criado desde a última alteração feita.

Em uma rede local, ainda é possível que o administrador tenha desativado o recurso de versões anteriores. Arquivos de sistema também não têm versões anteriores. Para esse tipo de documento, o indicado é usar a ferramenta de Restauração do Sistema.

Boa sorte e tome cuidado da próxima vez. :)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário